PDF Imprimir

HOMEOPATIA
 

Homeopatia (do grego homoios, semelhante + pathos, doença) é um termo criado por Christian Friedrich Samuel Hahnemann (1755-1843) que designa um método terapêutico cujo princípio está baseado na similia similibus curantur ("os semelhantes curam-se pelos semelhantes"). É importante salientar que a homeopatia é comumente confundida com a fitoterapia ou com uma medicina mais natural, com relação aos produtos usados em suas formulações - o que não é verdade.
 

O tratamento homeopático consiste em fornecer a um paciente sintomático doses extremamente pequenas dos agentes que produzem os mesmos sintomas em pessoas saudáveis, quando expostas a quantidades maiores. A droga homeopática é preparada em um processo chamado dinamização, consistindo na diluição e sucussão da substância em uma série de passos.
 

Os altos níveis de diluição (variando de acordo com o medicamento), aliados ao grande número de estudos científicos com resultados negativos, fazem com que haja bastante controvérsia em torno do funcionamento da homeopatia.


Homeopatia no Brasil

A prática da homeopatia chegou ao Brasil em 1840, pelas mãos do médico francês Dr. Benoit Jules Mure (Bento Mure) que, na cidade do Rio de Janeiro, fundou a primeira escola para o seu ensino: o Instituto Homeopático Brasileiro. À época, diversos insumos utilizados para a sua prática vinham da Europa. O Dr. Mure e seu amigo Dr. João Vicente Martins, ministravam os cursos cujo interesse por parte dos farmacêuticos era crescente.
 

A cisão da homeopatia da prática médica ocorreu por volta de 1851, através dessa instituição académica. Em 1886, através do Decreto nº 9554, os farmacêuticos ganharam o poder de manipular os medicamentos.
 

Com o passar dos anos surgiram leis específicas para a farmácia homeopática, e com muitos esforços da classe médica e farmacêutica, foi elaborado o Decreto nº 78841, aprovando a 1ª edição da Farmacopéia Homeopática Brasileira. Entretanto, apenas em 1980 é que o Conselho Federal de Medicina reconheceu a homeopatia como especialidade médica, apesar da profissão ainda poder ser exercida legalmente por outros profissionais não médicos, tais como veterinários, odontólogos, psicólogos e enfermeiros, entre outros.
 

A duração do tratamento dependente do tempo de existência da doença, ou seja, em princípio, quanto mais recente, mais rápido o resultado, sendo que algumas doenças respondem mais rapidamente que outras. Atendemos todas as idades.

 

Local de atendimento: SGAS Qd. 910, Conj B, Mix Park Sul, Bloco D, Sala 137 – Asa Sul – Brasília-DF / CEP: 70.390-100

Telefone para Contato: (61) 9644 9767