PDF Imprimir

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA EMMANUEL


Quadra 206 – Área Especial 02 - Santa Maria – DF

Telefone: 3393-2929


biblioteca1biblioteca2biblioteca3


(extraído do Regulamento Geral de Criação da Biblioteca aprovado pela Assembléia Geral Extraordinária realizada em ......)


Art. 2º - A biblioteca presta serviços à comunidade de Santa Maria, em especial os estudantes de ensino fundamental, regularmente matriculados na rede oficial e/ou particular de ensino do GDF, assim como aos freqüentadores do Centro Espírita Casa do Caminho.

 

Art. 5º - A consulta local de 01 (uma) obra poderá ser efetuada mediante a assinatura do Termo de Responsabilidade e a apresentação da Carteirinha da Biblioteca atualizada, ficando esta retida até a devolução da obra.
 

Parágrafo Único – O livro retirado para consulta local deverá ser devolvido no mesmo dia no qual foi retirado, caso contrário o leitor terá seu direito de retirada de livros suspenso por 15 (quinze) dias corridos.


Art. 6º - Caberá ao bibliotecário responsável controlar o uso do acervo da biblioteca, sendo-lhe facultado colocar em regime de reserva ou circulação especial as obras mais solicitadas.


Art. 7º - Na impossibilidade de contratação de bibliotecário responsável, o Presidente do Centro Espírita Casa do Caminho, indicará, mediante Ordem de Serviço, um dos membros do Grupo de Mocidade Espírita Maria de Nazaré para responder por esta atividade.


Art. 13 – Para utilizar os livros do acervo da Biblioteca Comunitária Emmanuel sob a forma de empréstimo, o leitor deverá estar devidamente cadastrado junto à biblioteca.


Art. 14 – O prazo de empréstimo dos livros é de 14 (quatorze) dias corridos, contados a partir da data do empréstimo.


Parágrafo Único – O prazo de empréstimo dos livros poderá ser prorrogado somente uma vez pelo período de 14 (quatorze) dias corridos, contados a partir da data da renovação.


Art. 15 – Para os casos de devolução de livros depois de vencido o prazo do empréstimo será cobrada Multa por Atraso na Devolução.


Parágrafo Segundo – Enquanto a Diretoria do Centro não estabelecer o valor da multa, este fica estipulado em R$ 0,50 (cinqüenta centavos) por dia de atraso.


Art. 16 – Para a retirada de livros na Biblioteca Comunitária Emmanuel, é obrigatória a apresentação da CARTEIRINHA DO LEITOR.


Parágrafo Único – Não é permitido o empréstimo de livros para leitores cujas carteirinhas estejam com seu prazo de validade vencido.


Art. 17 – Os interessados em utilizarem os livros da Biblioteca Comunitária Emmanuel, deverão ser previamente cadastrados, de acordo com o estabelecido nesta Norma.


Art. 18 – O Cadastro de Leitor será efetuado mediante o preenchimento da FICHA DE LEITOR e confecção da respectiva CARTEIRINHA DE LEITOR.


Parágrafo Primeiro – Documentos necessários para o Cadastro de Leitor:

• Carteira de Identidade (original e xerox), para leitores maiores de 18 anos;

• Certidão de Nascimento (original e xerox), para leitores menores de 18 anos, juntamente com a Carteira de Identidade (original e xerox) do responsável legal pelo menor;

• Comprovante de residência;

• 02 fotos 3 x 4.

• Comprovante de pagamento da Taxa de Adesão.


Parágrafo Segundo – O valor da Taxa de Adesão será estabelecido pela Diretoria do Centro em reunião específica.


Parágrafo Terceiro - Enquanto a Diretoria do Centro não estabelecer o valor da Taxa de Adesão, este fica estipulado em R$ 2,00 (dois reais).


Art. 19 – A CARTEIRINHA DO LEITOR terá validade de 06 (seis) meses contados a partir da data de sua emissão.


Parágrafo Único - Documentos necessários para a renovação da Carteirinha do Leitor:

• Comprovante de residência atualizado; e

• Comprovante de Devolução de livros, quando for o caso.




Horário de Funcionamento

Sábado e Domingo : 14:00 às 18:00 horas